Connect with us

DESTAQUES

Feira livre de Jaicós é cancelada por 30 dias

Publicado

em

A feira livre da centenária cidade de Jaicós, considerada, economicamente, uma das mais importantes do Estado do Piauí, não vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 23 de março.

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Jaicós, recomendou, nesta quinta-feira, 20, que sejam cancelados todos os eventos que promovam a aglomeração de pessoas, desde shows, eventos religiosos, atividades desportivas, feiras e outros semelhantes. O prazo fixado pelo Ministério Público foi de 30 dias, podendo ser prorrogado até o fim da decretação de emergência em saúde pública.

Clique aqui e veja a Recomendação do MP!

A Recomendação Ministerial considera, dentre outros pontos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde declararam, respectivamente, situação de Emergência de Saúde Pública de importância de âmbito internacional e nacional, em virtude da pandemia, a infecção humana do Coronavírus.

A Recomendação tem, também, como embasamento a Lei Federal n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento e prevenção da emergência de saúde pública, como isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e tratamentos médicos específicos.

Publicidade

Dra. Romana Leite, promotora de Justiça

A promotora de Justiça, Romana Leite Vieira, citou no Decreto a alta escalabilidade viral do COVID-19, o que exige infraestrutura hospitalar adequada, seja na rede pública ou privada, com leitos suficientes e composta com aparelhos respiradores em quantidade superior à população em eventual contágio, o que segundo ela, está fora da realidade de qualquer centro médico deste Estado.

_Governo Municipal acata Recomendação
Em entrevista concedida na manhã de hoje, 20, na Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito do município de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, afirmou que o município acatou a Recomendação do Ministério Público Estadual.

Oziana Oliveira, diretora do HFS; Audeli Coutinho, secretária de Saúde; Kainã Mendes, enfermeiro e assessor técnico; e o prefeito Neném de Edite

“Essa Recomendação do Ministério Público, por meio da promotora de Jaicós, Dra. Romana Leite, vem para reforçar as medidas que a nossa gestão já vem tomando. A gente já havia declarado situação de emergência, suspendo aulas e eventos, restringimos os serviços públicos, inclusive, de Saúde, mantendo apenas os atendimentos emergenciais”, disse o gestor.

Prefeito de Jaicós, Neném de Edite.

O prefeito também comentou sobre a feira livre. “A feira de Jaicós é uma das mais importante do Piauí. A cidade recebe milhares de pessoas toda segunda-feira, pessoas do município, mas também, os feirantes que vem de diversas cidades do Piauí e até de outros Estados, o que oferece risco à nossa população. Essa era uma preocupação nossa e que foi associada com a Recomendação do Ministério Público. Então, por prevenção, por segurança e pela preservação da saúde da nossa população e dos visitantes, seguindo as orientações dos órgãos de Saúde, estão canceladas as feiras de Jaicós por 30 dias, podendo ser prorrogado, dependendo da situação”, disse.


CONTEÚDO RELACIONADO:
JAICÓS | Prefeitura segue recomendação do Governo do Estado e suspende aulas e eventos
– JAICÓS | Secretaria de Saúde discute metas de enfrentamento ao coronavírus
– Vigilância Sanitária de Jaicós divulga nota com recomendações aos comerciantes e população
– JAICÓS | Secretaria de Esportes suspende rodada da Copa Galo deste fim de semana
– Câmara de Jaicós suspende realização de sessões, atendimento ao público e serviços administrativos
– Em nota, Secretaria de Saúde nega morte de paciente com suspeita de coronavírus em Jaicós

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS