Connect with us

Massapê do Piauí

43º festejo de São João Batista é aberto em Massapê do Piauí

Publicado

em

A comunidade católica de Massapê do Piauí deu início ao festejo de São João Batista, santo padroeiro do município. Serão nove dias de Novenas Missas, em preparação para a Festa do santo considerado o percursor de Jesus.

A tradição religiosa é mantida no município há 43 anos, quando reúne um grande número de fiéis e devotos para celebrar São João Batista. Este ano, o festejo reflete sobre o tema “São João Batista, testemunha da luz, no cuidado com a vida”. 

As atividades alusivas ao festejo, tiveram início no dia 1º de junho,  na Igreja Matriz, com a celebração da Santa Missa de envio das imagens peregrinas e, em seguida a realização do chá da fé.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5594-1.jpg

Durante 14 dias, as imagens de São João Batista peregrinaram pelas residências das famílias devotas. Neste mesmo período, também, foram celebradas missas nos bairros da cidade em preparação para o festejo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5418-1.jpg

A abertura dos festejos foi realizada nesta quarta-feira, 15 de junho, com alvorada festiva, hasteamento da bandeira, a oração da manhã, e o café comunitário. Ao meio dia foi rezado o Ofício da Imaculada Conceição.

Á noite, os grupos peregrinos se concentraram na Praça João Rafael da Costa (Areia Branca), onde foi realizada a cerimônia de bênção dos objetos e veículos. Logo após, os devotos seguiram em caminhada pelas ruas da cidade, entoando cânticos e orações, até a Igreja Matriz, onde o padre Miguel Feitosa celebrou a primeira noite de Novena Missa do festejo.

Em sua homília, padre Miguel Feitosa, destacou que o festejo é momento forte de renovação da fé cristã. “Estamos iniciando a nossa novena em preparação para a Festa de nosso padroeiro, um tempo forte para nós, que formamos essa Igreja de Jesus Cristo. Esse é um tempo de nos voltarmos totalmente para o Senhor, fazendo assim da nossa vida essa experiência de Deus diante do altar. Então cada um deve trazer as suas intenções e pedidos, mas deve também trazer um propósito de vida diferente, algo novo para a gente oferecer a Deus para que possamos vivenciá-lo no nosso dia a dia”, pontuou.

O pároco reforçou a importância de ser bom e praticar o bem. “A gente vive nesse mundo se preparando para sermos absolvidos de nossas culpas e eleitos pela graça de Deus a viver eternamente no céu. Hoje, Jesus nos convida a estar atentos. Ficai atento até mesmo para praticar o que é bom, para não fazer o bem só para se aparecer, para ser visto pelos outros como uma pessoa boa. Cristo disse que até mesmo quando formos dar uma esmola, devemos fazer para aliviar o sofrimento do outro e não por status, não é preciso tocar trombetas, quem deve ver o que é bom, é Deus. Ele vê o que está oculto, e disse que quando dermos uma esmola com a mão direita, que a esquerda não veja. Então vamos ser bons, porque Deus é bom todo tempo e o tempo todo e nós somos convidados, também, a sermos bons todo tempo e o tempo todo”, finalizou.

O novenário segue até o dia 23 de junho, com uma programação religiosa que envolve toda a comunidade católica. Diariamente serão celebrados o Ofício, Recitação do Terço e a Novena Missa, seguida de quermesse, um momento de confraternização da comunidade.

Clique aqui e veja a programação completa!

Publicidade

Na sexta-feira(24), a Igreja celebra a tradicional Festa de São João Batista. Às 18h, acontece a Missa Solene na Igreja Matriz, seguida da procissão pelas ruas da cidade e a bênção do Santíssimo Sacramento.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS