Connect with us

Massapê do Piauí

Saúde realiza Dia D e vacina cerca de 170 crianças e adolescentes em Massapê do Piauí

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí realizou, no último sábado (20), na Unidade Básica Avançada de Saúde da cidade, o Dia D de Multivacinação. A ação de imunização foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e atingiu a cerca de 170 crianças e adolescentes.

O objetivo, segundo a secretária da pasta, Maria Lúcia, foi atualizar a carteira de vacinação da população com idade de 1 a 15 anos.

Ao todo, foram aplicados 8 tipos de vacinas contra diferentes doenças, como febre amarela, difteria, tétano, coqueluche, varicela, poliomielite, HPV, meningite, influenza e a vacina tríplice viral, que protege contra os vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

Maria Lúcia, secretária de Saúde

Segundo a secretária, as coberturas vacinais caíram durante a pandemia de covid-19. “Em Massapê não foi diferente. Nesse período, o foco passou a ser maior a vacinação contra a Covid. Agora essa campanha está sendo realizada justamente para fazer essa atualização e aumentar a cobertura vacinal.”, disse.

Segundo a Saúde, poucas pessoas que foram até a UBAS no Dia D estavam com a caderneta atualizada. Algumas tomaram até cinco tipos de vacina.

Lucinha salientou que a população está consciente da importância da vacina e foi a UBAS. “Foi uma ação efetiva em que a Saúde alcançou o seu objetivo, de imunizar a população dessa faixa etária, algo importante para que doenças já erradicadas, como poliomielite, não voltem a aparecer. A nossa população está consciente sobre a importância de se vacinar e levar os filhos para se vacinarem. As vacinas são eficazes na prevenção, no melhoramento da imunidade da população contra essas doenças.”, pontuou a gestora.  

A secretária Maira Lúcia e a primeira-dama Lucileide Carvalho acompanharam a vacinação

A UBAS, principal centro de saúde do município, recebeu uma decoração especial, com o tema ‘Aniversário do Zé Gotinha’, tudo para acolher as crianças. “Foi uma iniciativa muito boa. As crianças se sentiram mais acolhidas, mais a vontade no ambiente da UBAS.”, acrescentou a secretária de Saúde.

Além da vacina, teve bolo, pipoca, brinquedos infantis e brindes para as crianças.  

Publicidade

ASCOM – por Danilo Bezerra.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS