Connect with us

DESTAQUES

CURIOSIDADES DO SERTÃO | Apicultor de Monsenhor Hipólito dá dicas de como evitar ser atacado por abelhas

Publicado

em

As abelhas são seres vivos voadores, animais pertencentes ao grupo de insetos, organizados, que contribuem com a polinização, fazem colmeias e nos fornecem o delicioso mel.

Entretanto, cuidados devem ser observados e adotados quando o assunto é lidar com elas, pois quando provocadas podem causar desconfortos, dores e até mesmo a morte.

Entre alguns fatores que contribuem para reações está a alta temperatura que deixa abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos. Mexer em enxame ou colmeia vai ativar o comportamento de defesa. Mas se tratando de abelhas o manejo correto não gera risco.

Abelhas se agitam em colmeias após perceberem a presença de pessoas no local

Sobre o assunto, o apicultor Acleirton Sá, da cidade de Monsenhor Hipólito que trabalha com a produção de mel há 10 anos, dá dicas valiosas para evitar alguns problemas.

Ele recomenda que seja evitada aproximação a colmeias de abelhas sem estar com vestuário e equipamento adequados (macacão, luvas, máscara, botas, fumigador, etc.). Além disso não se deve fazer movimentos bruscos e excessivos quando próximo.

Apicultor em apiário de Santana do Piauí com macacão e fumigador – Arquivo Cidades na Net

As abelhas são atraídas por ruídos principalmente os agudos e dessa forma é importante evitar gritos, por exemplo.

“Evitar de fazer vibrações ou provocar cheiros fortes próximo a ninhos/colmeias e enxames de abelhas. Evitar também operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias”, acrescentou. “Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados”, recomenda.

Publicidade
Fumigador

O apicultor hipolitano recomenda que pais devem ensinar crianças a se precaverem e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos.

O que fazer em caso de ataques?

Em caso de ataque é importante protejer o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico.

Uma das recomendações é sempre sair de perto o mais rápido, bem como entrar no carro caso tenha no momento.

Processo de migração de abelhas com uso de vestimenta adequada

Alérgicos

Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.

“Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer. Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões. Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear um ataque”, orienta.

Abelhas e maribondos

Publicidade

Após a picada, a abelha perde seu ferrão e sua bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos que após picar eles estão prontos para atacar novamente.

Colmeias formadas em residências

Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do enxame.

Por que abelha não ataca a noite?

As abelhas são insetos de hábitos diurnos e por isso não existe indicação para manejo delas durante o dia. No turno da noite elas costumam estar mais “calmas” por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.

Publicidade

Por que não pode matar abelhas?
A recomendação do apicultor Acleirton Sá é que não devemos matar abelhas, pois sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora e sem flora não há animais. “Sem animais e nem alimentos, não haverá raça humana. Assim, as abelhas afetam a nossa vida diariamente sem nós percebermos isso”, destaca

O produtor destaca que para lidar com abelha só precisa ter os cuidados corretos. “Assim como com uma vaca ou boi, se a pessoa não tiver cuidado, uma vaca ou um boi pode matar uma pessoa também”, concluiu o apicultor.

Abelha mamangava na flor do maracujazeiro – Foto: Jakeline Leal

CONTEÚDO RELACIONADO

Ataque de abelhas mata homem de 32 anos em Pio IX

Homem morre ao ser atacado por abelhas em Francisco Santos

CURIOSIDADES DO SERTÃO | Conheça a relação das mamangavas com o maracujá e a importância para a natureza


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS