Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos promove I Plenária de Saúde Mental e discute sobre garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS

Publicado

em

Com o tema “A Política de Saúde de Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, o município de Padre Marcos realizou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, a I Plenária Municipal de Saúde.

O evento realizado pela Prefeitura, Através da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, aconteceu no Centro Social Urbano e contou com a participação do prefeito Valdinar Silva, da secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francimeire Carvalho, além dos profissionais que compõem a saúde de Padre Marcos.

A Plenária tem como finalidade avaliar a situação de saúde mental da população, estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalhos voltados a Secretaria Municipal de Saúde, bem como formular as diretrizes para subsidiar a implementação das políticas públicas no Plano Municipal de Saúde.

Na cerimônia de abertura do evento, foi realizado uma apresentação musical, em seguida houve os pronunciamentos.

O prefeito, Valdinar Silva, destacou a importância da Plenária de Saúde Mental. “Esse é um momento extremamente importante para debater sobre a elaboração de propostas de políticas públicas, voltadas para os serviços de saúde mental para apontar melhores soluções, principalmente, nesse período de pandemia, onde a saúde mental tem sido um dos temas mais abordados. A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social, por isso precisamos cuidar da nossa mente, inclusive, o profissional de saúde, que tem que estar psicologicamente preparado para atender quem precisa”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica, Janaina Alencar, falou sobre a relevância do evento para o munícipio, uma vez, que a Plenária é um momento de democracia, onde é definido as propostas que serão enviadas aos níveis estadual e nacional, além da eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual.

A presidente do Conselho de Saúde, Francimeire Carvalho, deu as boas vindas ao participantes a apresentou a logística de organização da Plenária, que teve o tempo de realização reduzido por conta da pandemia.

Em seguida, os grupos se reuniram e debateram sobre os eixos temáticos da plenária – Eixo Central: A política de saúde de mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS; Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Eixo II: Gestão financiamento, formação, participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade e o Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após a formulação de propostas para a melhoria dos serviços voltados a saúde mental, as mesmas foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Dentre as propostas aprovadas, destaque para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, no município.

Na ocasião, foram escolhidos os representantes do município para participarem da etapa estadual. São eles: Janaína Alencar e Maria Lúcia Silva (poder público municipal),  Alexsandra e Jarbas (trabalhador da saúde) e Roger (usuário de saúde).

Ao final, a secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, avaliou positivamente o evento e agradeceu a participação e colaboração de todos os envolvidos na plenária.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS