Connect with us

Picos

Em Picos, estudantes realizam ato unificado contra cortes no orçamento das instituições federais

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 9 de junho, estudantes realizaram, em Picos, um ato unificado contra cortes no orçamento das universidades e institutos federais.

Inicialmente, os estudantes se concentraram na Praça Félix Pacheco, onde distribuíram cartazes e chamaram a atenção da população, logo em seguida, os mesmos saíram em caminhada pela Rua Coronel Luís Santos, exibindo cartazes e pedindo “Fora Bolsonaro”. Na ocasião, os estudantes também conclamavam a seguintes frases: “estudante unidos jamais serão vencidos” e “estudantes na rua, Bolsonaro a culpa é sua”.

De acordo com Marlon Marques, estudante de Informática no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Picos, os recursos que a instituição recebe já não está sendo o suficiente, e em caso de corte, todos os alunos do campus serão prejudicados.

“Eu vejo que a gente vai perder muito, porque no IFPI a verba que vem já não é o suficiente e já está tendo pessoas que podem comer no refeitório, caso vocês não saibam, estudamos em tempo integral, e com isso, precisamos almoçar na escola. Tem algumas pessoas do primeiro ano que não estão podendo almoçar na escola sem o corte, e caso o corte aconteça, essas pessoas vão continuar sem poder almoçar e outras turmas também serão afetadas”, afirmou.

Ainda conforme Marlon Marques, a instituição não tem como ir adiante com menos do que já tem. “Também afetará a questão de pesquisas científicas, pois a nossa instituição realiza muitas pesquisas, não podemos mensurar o tamanho dos prejuízos. Não temos como proceder com menos do que já temos”, assegurou.

Segundo o professor de Artes no Instituto Federal do Piauí, Jânio Tavares, apoiar os estudantes no protesto é importante, pois incentiva os mesmos a lutarem pelos seus direitos.

“Essa luta é dos estudantes, eles são os mais afetados com esses cortes. E a vida não só dentro da sala de aula, mas nas relações interpessoais é que se constrói também a educação, então estamos aqui apoiando os estudantes para eles protestem contra esses cortes, e isso é de suma importância para que eles possam lutar pelos seus direitos”, frisou.

Veja fotos abaixo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS