Connect with us

MUNICÍPIOS

Santo Antônio de Lisboa vacina trabalhadores de fábrica e público de 25 a 33 anos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Lisboa, realizou nesta quinta-feira (19), a vacinação em pessoas com faixa etária de 25 a 33 anos e também em trabalhadores de fábricas. Foram aplicadas aproximadamente 200 doses.

A vacinação com imunizante da Pfizer aconteceu na Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente em pessoas residentes na sede do município e na zona rural nas comunidades Xique Xique e COHAB II.

Para Larissa Rodrigues, de 26 anos, a chegada da vacina para a faixa etária foi marcante.

“Foi muita emoção diante da pandemia que tirou tantas vidas no Brasil. Fico feliz de ter chegado a minha vez e espero que chegue para todos”, disse.

A jovem deixa a mensagem para as pessoas sobre a importância da vacina. “Que toda a população se vacine, porque a vacina salva vidas”, recomenda Larissa destacando que já teve casos diagnosticados de Covid-19, assintomáticos.

Juntamente com enfermeiros e técnicos, a médica clínico geral, Kielcyellen Carvalho, esteve em atendimento na unidade mista para pacientes nesta quinta. Ela relata que em dias de vacinação do imunizante Pfizer sempre há recomendações de espera de 15 minutos como precaução em caso de reação.

Publicidade

Ela destaca que de acordo com o Ministério da Saúde, por conta de maior eficácia em mulheres gestantes sejam vacinadas com a Pfizer ou Coronavac na referida faixa etária, além de jovens e adolescentes.

Médica Kielcyellen Carvalho em pé ao meio da imagem

“Vamos obedecendo essas recomendações do Ministério da Saúde que vem frequentemente emitindo notas técnicas e a gente acompanha para reajustar com nossos grupos, separando as pessoas de acordo com a faixa etária para que todos sejam atendidos”, explica.

Pós-vacinação, ela esclarece que independentemente de qualquer tipo de vacina pode ocorrer reação. No caso da vacina contra a Covid não existe recomendação exata para medicação e o que deve ser feito é procurar um médico.

“Caso ocorra febre ou algum sintoma a gente recomenda que a pessoa procure um médico para que seja medicado de acordo com aquele efeito que porventura venha sentir”, orienta a médica.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pageIMG_1829.jpg

Quanto ao uso de bebida alcóolica, a médica disse que não existe nenhuma recomendação absoluta, mas orienta que seja evitado o consumo na véspera e após a vacina.

“O que se sabe é que o consumo de álcool diminui a imunidade do paciente. Algumas organizações têm em consciência que se evite o uso de álcool antes e logo após a vacinação para não comprometer o sistema imunológico”, acrescentou Kielcyellen.

Na etapa de vacinação que envolveu as zonas urbana e rural, as profissionais da equipe foram: a técnica da sala de vacinas Iranete, as ACSs Francisca França, Rosinete Carvalho e Marli, e o enfermeiro Adriano.

Publicidade

A data para a segunda dose da vacina Pfizer para o público-alvo está marcada para o dia 11 de novembro.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS