Connect with us

São Julião

Assistência Social de São Julião promove Capoterapia Itinerante com temática alusiva ao Setembro Amarelo

Publicado

em

No mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue realizando uma série de ações que falam sobre a importância da campanha de conscientização e da valorização da vida, adequando às atividades de acordo com o público-alvo a ser beneficiado.

Pensando nisso, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), neste mês foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro, as atividades de Capoterapia Itinerante com as idosas do Grupo Girassol com temática: “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida”.

Iniciando a programação na quinta-feira (23/09), as atividades foram realizadas na sede do município.

Capoterapia no Poliesportivo José Bento de Sousa

O primeiro momento aconteceu pela manhã no Poliesportivo José Bento de Sousa, e durante o período da tarde na Praça Jaime Leopoldino.

Capoterapia na Praça Jaime Leopoldino

Em continuidade, na manhã da quarta-feira (24/09), as idosas do grupo se reuniram na Creche Maria Vitória, no povoado Mandacaru.

Capoterapia no Povoado Mandacaru

Finalizando o cronograma deste mês, na tarde da sexta-feira (24/09), foi realizado o segundo encontro de Capoterapia no povoado Fujona, desta vez, no Mercado Público. O local reuniu um número significativo de participantes e observadores, o que motivou ainda mais a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, a continuar promovendo a atividade para as pessoas da localidade.

Capoterapia no Povoado Fujona

“Através da capoterapia, eu juntamente com o Denis e toda equipe do CRAS, podemos proporcionar alegria e qualidade de vida para a pessoa idosa, um momento de descontração e um pouco de saúde física para as integrantes do grupo, mas também é um momento de trabalharmos a saúde mental e a autoestima das nossas queridas idosas, até porque motivar nunca é demais”.

Thaise Moura Fontes

“Hoje, ao chegar na Fujona e ver a aceitação da população é gratificante, nos motiva. O Grupo Girassol é destinado para idosas acima de 60 anos, mas pessoas de qualquer idade que queiram participar com a gente será sempre bem-vindo. Então vamos participar, aqui a gente deixa nosso convite, vocês são muito queridos pela nossa gestão e eu faço questão de aparecer aqui todo mês, trazendo divertimento para esse povoado. Obrigada e vamos festejar, porque a vida é uma só e a gente tem que comemorar sempre”, pontuou Thaise.

Todos os encontros contaram com a presença da psicóloga do CRAS, Débora Barros, que além de dançar e cantar junto com o grupo teve uma participação significativa, pois a mesma realizou um momento de suma importância para falar sobre a campanha Setembro Amarelo, encorajar as pessoas a falarem sobre os problemas e buscar ajuda profissional, desmistificando assim alguns questionamentos sobre o tema e realizou dinâmicas.

Psicóloga Débora Barros e Professor Denis Costa na Capoterapia

“Como vocês sabem estamos falando sobre o Setembro Amarelo e quem acompanha a capoterapia há muito tempo sabe que mensalmente trabalhamos temas importantes e incentivamos a todos os nossos grupos a valorização da vida e os cuidados com a saúde mental. Devemos deixar o preconceito de lado e procurar ajuda de um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra se for o caso, sempre que houver necessidade para conversar e buscar ajuda, pois qualquer pessoa pode passar por transtornos mentais, dificuldades e se fragilizar mais”, explica.

Psicóloga Débora Barros

“A gente sabe que no caso do idoso existe muitas mudanças físicas, psicológicas, sociais e isso influencia também na questão de desenvolver um transtorno mental e consequentemente vir a pensar em cometer o suicídio e as pessoas até pensem que talvez isso não ocorra com a terceira idade, mas existe sim. Muitos idosos desenvolvem transtornos mentais e muitas vezes o cuidador, o filho, ou até mesmo o idoso não leva a sério. Devemos reconhecer que às vezes precisamos ser cuidados, precisamos cuidar de si, da nossa saúde física e mental. Vocês são muito importantes para nós e mesmo em meio à pandemia seguimos realizando ações de forma adaptada, e o nosso recado é que estaremos sempre aqui para ajudar e ouvir a todos”, finalizou a psicóloga.

Por fim, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, também destacou que a Gestão Municipal apoia a Campanha, e informou à população que qualquer indivíduo que precise de ajuda ou que conheça alguém que precise, deve procurar atendimento, e os mesmos serão acolhidos pela sua equipe de profissionais e rede de apoio.

Para os idosos que possuem dificuldade ou que por algum motivo não conseguem se dirigir até o local de encontro, a Secretaria de Assistência Social segue promovendo as atividades na porta de suas casas, garantindo assim que todos aqueles que tenham interesse em participar sejam atendidos e acolhidos pela equipe.

Durante as ações estiveram presentes, além da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o professor de capoterapia Denis Costa e as profissionais Marcela Castro e Jainne Meneses, e também parte da equipe CRAS.

Capoterapeuta Denis Costa e Idosa do Grupo Girassol

É importante destacar que todas as ações acontecem respeitando o distanciamento social, e seguem com os cuidados necessários mediante a atual pandemia, seguindo todos os protocolos e medidas adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fotos da Sede

Publicidade

Fotos Mandacaru

Fujona:

Facebook

MAIS ACESSADAS