Connect with us

Fronteiras

Secretaria de Saúde de Fronteiras implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, aconteceu no Centro Administrativo de Fronteiras, a implantação do Prontuário Eletrônico do cidadão (PEC) para o município. O software é um mecanismo desenvolvido e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das Unidade Básica de Saúde (UBS), além de armazenar todas as informações clínicas dos pacientes e apoiar o processo de coordenação do cuidado com o cidadão.

O ato solene de implementação do prontuário contou com a presença do prefeito, Eudes Agripino Ribeiro; da primeira-dama, Zildênia Ribeiro; das coordenadoras da Atenção Básica (Jane Caroline), de Imunização (Bartira Bezerra) e de Saúde Bucal (Ana Carolina); do assessor técnico, Átila Araújo; do assessor de sistemas, Neymar Leal; assistente administrativa, Mileny Alves e da assessora do secretário de saúde, Simone Bezerra.

Para implementação do prontuário foram adquiridos pela gestão municipal, através do Ministério da Saúde, 14 computadores completos e 10 notebooks que serão distribuídos entre os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, além de 29 tablets que foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam no município.

Agentes de saúde receberam tablets para o trabalho

No mesmo evento foi entregue também para os agentes de saúde um kit contendo uma camiseta, protetor solar, uma garrafa, bolsa, lápis, caneta e uma pasta.

Publicidade

Kits também foram distribuídos

Logo após a entrega dos equipamentos eletrônicos para os profissionais de saúde, aconteceu um treinamento para uso da plataforma digital, conduzida pelo assessor de sistemas, Neymar Leal.

Treinamento para uso da plataforma foi realizado

“Essa foi uma decisão da gestão, juntamente com o secretário de saúde, para que pudesse proporcionar uma condição de trabalho melhor para os agentes de saúde e uma interação melhor entre a gente e o Ministério do Trabalho. Nós vamos ter um acompanhamento em tempo real, isso vai facilitar o trabalho e as informações que o município precisa repassar para o Ministério. Então esse é um momento importante para a gestão, para a comunidade e para os agentes de saúde”, relatou o prefeito de Fronteiras.

Prefeito Eudes Ribeiro

A informatização desses processos nas UBS irá trazer benefícios importantes como o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização de recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactado na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios ao mesmo tempo para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

De acordo com a coordenadora de imunização, Bartira Bezerra, o Ministério da saúde vem tentando fazer com que todos os municípios adquiram o prontuário eletrônico, criado em 2016, mas foi adquirido pela cidade de Fronteiras apenas esse ano com a entrada da nova gestão.

Enfermeira Bartira Bezerra

“Nesse exato momento as informações são todas descentralizadas, então as vezes a pessoa toma uma vacina na UBS Panorama e não vai aparecer na UBS do centro. Com esse prontuário, a pessoa pode tomar uma vacina em qualquer lugar do país e irá aparecer em Fronteiras, pois vai haver uma integração de todos os dados. Mesmo você estando em outro município, vai estar sua caderneta de saúde lá no prontuário, onde qualquer profissional vai poder acessar. E quando o profissional não puder fazer esse trabalho no posto, ele poderá conseguir colocar de casa todas essas informações sobre o cidadão”, relatou a coordenadora.

A enfermeira da UBS Panorama, Morgana Alves, que recebeu o notebook para a Unidade que trabalha, manifestou seu agradecimento. “Agradecer primeiramente à Deus e a este grande prefeito pela implantação deste prontuário que será muito bom para todos nós profissionais de saúde”, disse.

Enfermeira Morgana agradeceu prefeito e equipe de saúde

Já a Agente Comunitária de Saúde, Francisca Maria das Neves, ressaltou em entrevista que o prontuário eletrônico irá facilitar o trabalho no dia a dia. “Temos só que agradecer a Eudes e a toda equipe de saúde que agilizou para que este programa chegasse em nosso município”, finalizou.

Publicidade

Francisca Neves, agente comunitária de saúde

Por Danilo Eliéser/estagiário da UESPI

Facebook

MAIS ACESSADAS