Connect with us

DESTAQUES

Operação prende hacker suspeito de invadir site do governo do Piauí

Publicado

em

Um hacker suspeito de integrar um grupo criminoso responsável pela invasão de servidores de sites institucionais do Governo do Piauí e de outros estados foi preso nesta sexta-feira (08), durante a Operação Cybermáfia, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na cidade de Curitiba, no Paraná. 

Na investigação, conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio da Seção de Perícias em Informática e do Instituto de Criminalística, a polícia conseguiu identificar o local de origem da invasão do site do Governo do Distrito Federal, que motivou o pedido de busca e apreensão. 

O mesmo grupo é investigado pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí. “Eles ‘picharam’ páginas do governo do Piauí e de outros estados. Iniciamos o inquérito aqui também mas ele ainda não foi finalizado. Vamos solicitar o compartilhamento de provas para tambem avançar nossa investigação”, disse o delegado Anchieta Nery ao Cidadeverde.com

Na ação criminosa, os envolvidos alteraram páginas da internet ligadas à prestação de serviços públicos, inserindo figuras e dizeres ligados à invasão da Federação Russa junto ao território da Ucrânia. 

Esse tipo de invasão é conhecido como defacement ou deface, termos de origem inglesa, que se relacionam ao ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto. “O grupo fazia questão de deixar sua assinatura nas páginas alteradas, deixando evidente sua expectativa de impunidade”, destaca a delegada-chefe adjunta da DRCC, 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS