Connect with us

MUNICÍPIOS

TRE julga ação e mantém prefeita e vice de Santa Cruz do Piauí no cargo

Publicado

em

O TRE decidiu por unanimidade nesta segunda-feira (7), manter a a prefeita Jandira Nunes Martins e o vice Sandro Xavier Filho, em seus cargos no município de Santa Cruz do Piauí. Com a decisão, foi mantida a sentença do Juiz Eleitoral da 66ª zona que julgou improcedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por insuficiência de provas da prática de abuso de poder econômico e de corrupção eleitoral.

No recurso da Coligação Coragem e Amor a Santa Cruz e Alcides Pinheiro de Araujo Neto, os impugnantes ratificam que durante a processo eleitoral de 2012, naquele município, ocorreu abuso de poder econômico entrelaçado com abuso de poder político, além da captação ilícita de sufrágio, práticas supostamente atribuídas aos impugnados, consistentes na 1) contratação e admissão de servidores no Município de Santa Cruz do Piauí sem prévia realização de concurso público ou processo seletivo, trocando emprego por voto, sem comprovação de que as mesmas se deram para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público; 2) Utilização de veículos públicos (um carro pipa) para realização de propaganda eleitoral em favor dos impugnados; 3) pintura de prédios públicos e uniformes dos servidores públicos com as cores (amarela e vermelha) do partido ao qual é filiada a primeira impugnada, violando o art. 37, § 1º da CF/88; e 4) Transporte de eleitores no dia da realização do pleito em veículo utilizado na campanha eleitoral dos recorridos.

Já os impugnados alegaram a inexistência do abuso de poder e da captação ilícita de sufrágio, bem como ausência de provas dos fatos alegados e da gravidade do abuso de poder.

O Tribunal decidiu por unanimidade, nos termos do voto do relator, juiz Dioclécio Sousa da Silva, e em consonância com parecer do Procurador Regional Eleitoral.

 

Publicidade

Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS