Connect with us

Alegrete do Piauí

Coligações solicitam registros de 32 candidaturas em Alegrete do Piauí

Publicado

em

As duas Coligações partidárias formadas para disputarem as eleições municipais em Alegrete do Piauí já apresentaram no Cartório Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral, em Fronteiras, os pedidos de registros de candidatura para os cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O registro é um dos procedimentos obrigatórios para que o candidato possa concorrer às eleições, conforme prevê a Legislação Eleitoral. O prazo para os candidatos ou Coligações solicitarem os registros encerra no dia 15 de agosto, Às 19h.

Em Alegrete, município com 4.543 eleitores inscritos e aptos a votarem, 32 candidatos solicitaram registro e devem disputar as eleições, sendo dois candidatos a prefeito, dois vice-prefeitos e 28 para vereador.

Nas chapas majoritárias, de um lado está o grupo político que atualmente governa o município, que tem como candidato a prefeito Márcio Willian Maia Alencar, de 39 anos, filiado ao PT, que busca a reeleição, e como candidata a vice-prefeita, a vereadora presidente da Câmara Municipal, Hermilinda de Carvalho Gomes, de 37 anos, pelo PRTB.

A Coligação “Alegrete Continua para Todos” solicitou o registro de 18 candidatos a vereador. São eles: Aparecida Dias (PSC), Batista Cazuza (PROS), Bel Ramos (PSB), Caitana Oliveira (PROS), Chico do Vitorino (PMN), Cláudio do Milton (PT), Constâncio Ramos (PP), Emília Maria (PROS), Enoque Jafé (PROS), Erasmo Araújo (PSC), Iago Sousa (PV), Ivaldo José (PC do B), Leonardo Costa (PSB), Lucemberg Alencar (PT), Lídia (PRTB), Miguelão (PROS), Regina Alencar (REDE), Seu Manel (PRTB).

Publicidade

Do outro lado, no grupo que faz oposição, o ex-vereador Manoel José de Sousa, popularmente conhecido como Manoel de Zé Pedro, de 47 anos, filiado ao PSD, será o candidato a prefeito. Ele terá como companheiro de chapa o comerciante João Bosco da Costa, o Dão da Quintanda, de 51 anos, também do PSD.

Para a Câmara, a Coligação “O Melhor Aliado é o Povo” solicitou 10 registros de candidaturas. São eles: Acácio (PSDB), Elisa do Abel (PSDB), Firmino do Pedro (PSD), Josa (PSD), Luís Carlos (PSD), Marcos Valério (PSD), Mateus do Vianor (PRP), Neném do Lourenço (PSD), Patrícia da Chiquinha (PSD) e Valeria do Nem (PSD).

O Ministério Público Eleitoral do Piauí, porém, pediu a impugnação da candidatura de Marcos Valério Ramos Rodrigues (PSD), com base em condenação proferida pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Ele foi condenado há dois anos de prisão por porte ilegal de armas e teve a prisão substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

Os pedidos aguardam julgamento do juiz eleitoral, Dr. João Manoel de Moura Ayres, titular da 40ª Zona Eleitoral.  Serão deferidos somente os pedidos daqueles candidatos que comprovarem o preenchimento de todos os requisitos previstos na legislação eleitoral, inclusive, com relação à sua vida pregressa, ou seja, que tenha “ficha limpa”.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS