JAICÓS | Saúde e Polícia Militar seguem com ações de abordagens a pessoas vindas de outros estados
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 15/04/20

JAICÓS | Saúde e Polícia Militar seguem com ações de abordagens a pessoas vindas de outros estados

Realizando um trabalho conjunto com o intuito de evitar a propagação do coronavírus, equipes da Secretaria de Saúde e a Polícia Militar seguem com a realização de ações de abordagens a pessoas vindas de outros estados.

Na tarde desta terça-feira (14), a Vigilância Sanitária e Polícia Militar, após receberem a informação sobre a vinda de um ônibus de São Paulo, com 4 passageiros que estariam seguindo para Jaicós, estiveram na saída para o município de Picos, para acompanhar a chegada do veículo.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, o ônibus veio somente até a cidade de Picos, mas um veículo de passeio, com um passageiro, foi abordado. “Recebemos uma denúncia que um ônibus vindo de SP iria passar pela cidade e 4 passageiros eram de Jaicós. Fizemos a barreira esperando o ônibus e os passageiros, porém o ônibus veio por Picos e ficou por lá mesmo. Nos informaram que os passageiros seguiram pra Jaicós em um carro EcoSport, que conseguimos abordar. Porém era só um passageiro, onde o mesmo recebeu as orientações e assinou o termo de isolamento” explicou.

A coordenadora informou que os outros três passageiros eram de Belém do Piauí e retornaram em outro veículo.

Jacielly ainda informou que os passageiros abordados em uma van vinda de Oeiras, no final do mês de março, após cumprirem o período de isolamento, não apresentaram sintomas. “Sobre essas pessoas já acabou o prazo de isolamento, ninguém apresentou nenhum sintoma. Porém ainda estamos em recomendações de isolamento, não só eles como todo mundo. A recomendação ainda é a mesma, ficar em casa, sair somente quando necessário e manter distanciamento social, como também seguir as medidas de higiene” disse.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, que também acompanhou a abordagem ao veículo, disse que passageiros estão vindo em carros de passeio e através de informações da PRF e PM, é realizada a abordagem. “Estamos fazendo as abordagens comuns. A maioria dos ônibus clandestinos que vem de São Paulo não estão vindo diretamente para Jaicós, mas param em Picos e de lá o passageiro vem em carro pequeno. A gente fica sabendo qual carro vem e faz a abordagem de orientação através da Vigilância Sanitária, que passa as orientações básicas. A PRF faz esse contato com o tenente e ele informa a gente sobre o dia e horário que os veículos estarão passando” falou.

Audeli também disse que mesmo que a cidade não tenha casos, é necessário manter as medidas de prevenção. “Continuamos com as orientações no carro de som, alertando não somente sobre o coronavírus, mas também sobre a dengue. E gostaria de frisar também para a população que é necessário seguir as medidas. Tem muita gente criticando, dizendo que Jaicós não tem nenhum caso e questionando por que continuam as medidas, as coisas fechadas. Mas a cidade não tem casos justamente por isso, por atendermos as orientações. Se for liberado tudo, aí a doença vai chegar mais rápido do que a gente imagina e não vamos ter controle. Não temos casos ainda porque boa parte da comunidade aceitou seguir as orientações” disse.

Ela ainda disse que o intuito é preservar vidas. “Se afrouxarmos e todo mundo começar a ir para a rua, as coisas podem sair do controle. Então, as medidas preventivas continuam, vamos sair de casa somente quando necessário. Sabemos que podemos ter perdas econômicas por causa do fechamento do comércio, mas não queremos perder vidas. Nosso intuito é preservar a vida, pois a economia se recupera, vidas perdidas não” concluiu.

Informações sobre a entrada de veículos com passageiros vindos de outros  estados, podem ser repassadas a polícia através dos números: (89)994582184 e (89) 999928857.


Veja também:

Comandante da PM de Jaicós faz alerta e diz que quem descumprir medidas pode responder por desobediência

Em ação conjunta, equipes da Saúde e Polícia Militar acompanham chegada de veículo de transporte em Jaicós

JAICÓS | Secretaria de Assistência realiza cadastro do auxílio emergencial para quem não tem acesso a internet

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11153 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Três irmãos do bebê que morreu por maus-tratos são levados para abrigo

A justiça autorizou que os três irmãos do bebê que morreu supostamente por maus-tratos no bairro Torquato Neto 4, zona Sul de Teresina, sejam levados para uma casa de acolhimento.

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 70 mil militares receberam o auxílio emergencial de R$ 600

Mais de 70 mil militares receberam o auxílio emergencial de R$ 600 destinado a trabalhadores informais durante a pandemia do novo coronavírus. A informação é dos ministérios da Cidadania e

Simões

Evento beneficente arrecada recursos para construção da Fazenda da Esperança em Simões

Como parte da campanha iniciada pelo Grupo Esperança Viva (GEV) de Picos e o GEV de Simões, com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da Fazenda da Esperança