Connect with us

Campo Grande do PI

Lei Maria da Penha e Consciência Negra, são temas em Circuito de Conversa em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

A Comissão do Selo UNICEF de Campo Grande do Piauí, com apoio da Secretaria de Educação, realizou o Circuito de Conversas com a proposta de discutir dois grandes temas de relevância para a sociedade e levar mais informação aos jovens do NUCA, principal público alvo dessa ação. O evento aconteceu na Câmara Municipal, na última quarta-feira (23), em alusão a Semana da Consciência Negra.

A Articuladora do Selo de Campo Grande, Arnandia Rodrigues, deu as Boas vindas aos convidados e ao público presente e passou a palavra para a Mediadora da discussão, Dayara Lima, que apresentou os palestrantes da noite: o Advogado Gleiciel Fernandes e a Jornalista Danielly Duarte.

Consciência Negra: Respeito, Igualdade e Empoderamento da Mulher Negra, foi o primeiro tema a ser discutido, a palestrante, Danielly Duarte, abordou como principal questão a relevância de se discutir a luta e a resistência, história e cultura, a importância de refletir justiça racial e justiça social, os espaços de exclusão dos quais os negros são invisibilizados e a importância de se criar espaços justos para inserir os negros verdadeiramente. A discussão também questionou qual o tipo de consciência cada um está exercendo e finalizou sobre as questões de empoderamento da mulher negra com situações e demonstrações de exemplos e personagens de destaque.

Na discussão sobre a Lei Maria da Penha e o Combate à Violência contra a Mulher, o palestrante, Gleiciel Fernandes, apresentou o caso Maria da Penha, quem é enquanto personagem tão significativa para as políticas de combate a violência contra a mulher, as violências pelas quais passou, e todo o processo até ser fundamenta a Lei, os tipos de violência que as mulheres sofrem, quais os crimes que se enquadram na lei Maria da penha, implicações jurídicas e como denunciar.

O debate despertou o interesse de todos os presentes e rendeu valiosas discussões com questionamentos e inferências dos participantes, uma das curiosidades que gerou bastante interação foi o questionamento sobre o “João da penha” quando o homem que sofre a violência, de forma bem descontraída o Advogado tirou todas as dúvidas e a palestra foi considerada um sucesso.

Ao final das exposições dos dois discursistas, a articuladora serviu um lanche, agradeceu a participação de todos que colaboraram para a realização do evento, aos jovens e demais pessoas que foram prestigiar essas importantes discussões.


Da Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS