Connect with us

DESTAQUES

Semana Pedagógica de Francisco Macedo abre ano letivo; prefeito anuncia novo piso

Publicado

em

Com o objetivo de capacitar e preparar ainda mais professores e demais profissionais primando pela qualidade do ensino, a Prefeitura de Francisco Macedo através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 06, a Semana Pedagógica com o tema “Conhecimento em ação: reconstruindo as aprendizagens”.

O evento de abertura aconteceu no auditório Francisco da Chagas Alencar, e iniciou às 13h.

O prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, prestigiou o evento, anunciou o reajuste referente ao novo piso salarial dos professores e declarou alegria em participar da abertura da Semana Pedagógica.

“Estamos iniciando a Semana Pedagógica com a qualificação dos nossos professores […] a gente abraça a educação e entende que ela é necessária para o desenvolvimento de uma cidade, de um estado e do país. No que depender da gente para alavancar e desenvolver a educação estaremos pronto para apoiar”, declarou. “Um momento muito importante para nossa educação. Quero parabenizar em nome da Daniela todos os envolvidos na busca ativa”, disse anunciando o pagamento do novo piso salarial. “Francisco Macedo mais um ano vai cumprir o piso. Sim ao piso e sim a integração de todos”, concluiu o prefeito de Francisco Macedo.

A secretária de Educação, Reneuda Silva, elogiou a presença de toda equipe destacando o comparecimento de professores, diretores, coordenadores, secretários escolares, motoristas, zeladores, monitores, auxiliares de turma e merendeiras.

“Que visão mais linda. Todos os componentes da educação aqui”, disse explicando o porquê do piso. “Porque a gestão se empenhou, pegou junto com a busca ativa […] todo ser humano precisa viver em constante aprendizagem e nós educadores somos obrigados”, destacou enfatizando a necessidade de aprendizagens diárias e que o município só recebe de acordo com o rendimento. “Todos nós vamos ter que pegar essa causa juntos”, conclui a secretária Reneuda.

Palestra

Publicidade

A abertura da Semana Pedagógica deste ano teve como palestrante a psicopedagoga Marcianne Morais, que trabalhou o tema “Inteligência Emocional”.

Muitas orientações foram repassadas pela palestrante. Ela recomendou que as pessoas não devem reclamar do trabalho (ambiente), bem como também alertou que palavras tem poder e que lamentações, palavras ou frases negativas, ofensivas, devem ser evitadas.

“É importante que tenhamos cuidado com os pensamentos, pois eles geram sentimentos, comportamentos e consequentemente os resultados”, pontuou.

Outra orientação é que a prática leva a perfeição (bom desempenho e aprendizado).

Marcianne muito exemplificou casos e mais casos, recomendou que ninguém tome nenhuma decisão de cabeça quente. Além disso outra colocação e direcionamento é que não nos deixemos ser dominados pelos cinco segundos de raiva, pelos impulsos.

“O autocontrole é essencial no desenvolvimento do seu poder pessoal”, frisou destacando outros comportamentos no dia a dia que afetam as pessoas.

Publicidade

O ambiente, segundo Marcianne, manda estímulos e influencia fortemente nas atitudes, além das pessoas que nos rodeiam. “Quando há boa relação entre profissionais de uma escola, há bom aprendizado”, colocou.

Após a palestra houve o intervalo para lanche e em seguida o segundo momento com Leonel Lopes que trabalhou o Sistema Municipal de Avaliação. Desenvolvido por L.L. Assessoria e Consultoria, o sistema organiza as avaliações do município na educação, como regras das avaliações e sua questões, processo de avaliação e recuperação, prova final, área de abrangência do sistema.

“Todo o processo de avaliação do município vai estar regularizado dentro desse sistema através da portaria 01/2023”, explicou.

Em continuidade o público-alvo assistiu a palestra com Leoberson Lopes, sobre SIRME – Sistema Integrado das Redes Municipais de Ensino (Sistema de Gestão Escolar). Leoberson é membro da L.L. Assessoria e Consultoria.

O SIRME gerencia a impressão de documentos como boletins, frequência, suporte de diário eletrônico (digital), impressões, entre outras funções.

A coordenadora pedagógica, Daniela Sousa, que também coordenou a Busca Ativa Escolar, elogiou o tema da Semana e destacou que é um momento de rever as práticas pedagógicas.

“E com muita alegria que estamos dando início a semana pedagógica, com esse lindo tema – conhecimento em ação: reconstruindo a aprendizagem -. É isso que precisamos e esse é o momento de nos ressignificarmos, rever nossas práticas pedagógicas para que assim possamos construir uma aprendizagem de sucesso”, concluiu.

No discurso da secretária Reneuda, a professora Iseita Alencar foi citada como a docente de maior tempo na ativa, ocasião em que foi ovacionada pelo público.

Publicidade
Iseita é ovacionada

Iseita é professora desde antes da emancipação política de Francisco Macedo, em 1997. Atualmente exerce na escola Proinfância Ananias Maria de Alencar e deixou uma mensagem de recomendação para o êxito profissional.

“Para mim o dia de hoje é um momento muito marcante porque está iniciando mais uma ano letivo. Cada ano temos uma nova experiência com novas turmas. É um trabalho muito valioso porque sempre fiz e faço com amor. Vou destacar com muita satisfação a secretária de educação. Só tenho a agradecer e incentivar cada um porque tudo que a gente faz por amor dar certo e com certeza tem resultado”, disse. “Aos que estão entrando nesse ano, que tenham fé em Deus e também amor pela sua profissão porque com certeza terá um bom êxito”, finalizou.

Além dos supracitados, o secretário de Finanças Carlos Marinho também fez uso da palavra. Estiveram presentes na ocasião o vereador Isailton Lopes que é presidente do Conselho Municipal de Educação e o advogado, Francisco Antônio.

Rede Municipal de Ensino

A Rede Municipal de Ensino de Francisco Macedo é composta pelas escolas Abílio José de Almeida, Eleuza Maria de Alencar, Joaquim Antão de Carvalho Neco e Creche Tipo C Ananias Maria de Alencar (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA).

Programação completa da Semana Pedagógica

A Jornada Pedagógica 2023, em Francisco Macedo, prossegue até o próximo dia 10.

Publicidade

Clique aqui e veja a programação completa

Ao longo da semana haverá formações para diretores, coordenadores, professores e auxiliares de turma, merendeiras e auxiliares de serviços gerais, secretários escolares, diretora pedagógica e secretária de educação, bem como reunião com os pais.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS