Connect with us

Ipiranga do Piauí

Padre Jonas Moura é empossado como 4º pároco da paróquia de Ipiranga do Piauí

Publicado

em

A cidade de Ipiranga do Piauí recepcionou seu novo líder paroquial nesta sexta-feira, 4 de fevereiro. Foi empossado como o 4º pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o padre Jonas de Moura Batista.

O sacerdote, que é natural de Picos, e foi legitimamente ordenado presbítero no ano de 2007, deixou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, e substitui o padre Feliciano dos Santos Dias, que foi transferido para a Paróquia São Francisco de Assis, em Picos.

A posse canônica aconteceu na noite de ontem, em missa solene presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva. A celebração contou com a presença de nove padres do Clero e a participação expressiva dos fiéis.

A missa foi iniciada com a leitura do ato de nomeação e entrega da estola e casula, que foram levadas até o altar pela mãe do padre Jonas, dona Maria do Rosário. Em seguida, o padre fez sua profissão de fé. No decorrer da missa solene, o padre também fez a renovação das suas promessas sacerdotais e juramento de fidelidade.

Ao final da celebração, padre Jonas foi homenageado pelos paroquianos de Itainópolis. “Em nome de toda a paróquia quero manifestar nossa alegria e render graças ao Senhor por esse dia especial. Viemos deixar um presente que Deus nos concedeu por 6 anos. Falar de padre Jonas e segurar as lágrimas não é fácil, já estamos com muita saudade. Entregamos a vocês de Ipiranga esse homem de muitas virtudes, entre elas, humildade, oração, espiritualidade, fé e paciência. Obrigada padre Jonas, por todos os ensinamentos e carinho que o senhor teve por cada um de nós itainopolenses” disse a leiga Cristina Joana.

O padre também foi acolhido pela paróquia de Ipiranga, com uma mensagem apresentada pelo leigo Ricardo Marinho Santos. “Padre Jonas, é com muita alegria e com o coração acolhedor que nossa comunidade o recebe como pároco. Queremos que se sinta acolhido e apoiado para dar seguimento às boas obras, para que exerça seu carisma com alegria. Que o senhor tenha em mente, que assim como os vínculos que deixou no lugar do qual veio, outros podem ser criados e alicerçados com nossos trabalhos pastorais, com verdadeiro zelo pelas coisas de Deus”.

O novo pároco, Jonas de Moura, disse que chega a Ipiranga com o coração aberto para trabalhar junto ao povo. “Minha expectativa é a melhor. A experiência que tenho vivido nas paróquias anteriores tem sido positiva, de crescimento na minha vida, no meu ministério. E para a paróquia de Ipiranga eu venho com o meu coração aberto a caminhar junto com o povo, a avançarmos cada vez mais numa igreja casa de iniciação da vida cristã, uma igreja missionária e sinodal, como o Papa Francisco tem pedido tanto, esse caminhar junto, escutarmos o que o Espírito Santo tem a nos direcionar e escutarmos também o povo de Deus “.

Publicidade

Ele também disse que espera cumprir sua missão conforme a vontade de Deus e necessidade da comunidade. “O povo de Ipiranga pode esperar da minha pessoa um pároco acolhedor, que sabe ouvir, que dá atenção. Claro, não sou perfeito, tenho meus limites, mas venho com o coração desejoso de viver essa missão da melhor forma possível, como Deus e a comunidade esperam. Que possamos estar olhando as necessidades das pessoas, e contribuindo nesse processo de evangelização, na missão, que é de todos nós cristãos. Mas claro, que o pároco tem uma missão específica de pastor próprio da paróquia, e ela envolve cuidar, zelar, se dedicar às coisas de Deus, para o bem do povo”.

O Bispo Dom Plínio enalteceu a atuação dos leigos e disse que padre Jonas chega a Ipiranga para prosseguir na missão de cuidar do povo. “Essa já é a quarta posse e o que eu tenho observado é o gosto dos paroquianos. Desde o final de dezembro as paróquias ficaram sendo dirigidas pelos leigos e eles fizeram muito, deixaram tudo muito bem organizado. E isso, já dá uma expectativa positiva para o trabalho dos novos párocos. Então, o que a gente vai esperar é um povo feliz. Na cidade de Ipiranga o padre vai encontrar um ambiente muito favorável e ele vem aqui para continuar o trabalho que já vem sendo feito, que é cuidar do povo. Esperamos que venha a se fortalecer cada vez mais o espírito de comunhão e participação”.

O Bispo ainda desejou que os paroquianos sigam com entusiasmo pelo trabalho da igreja e sejam um importante apoio para o novo pároco. “Esperamos muito que o padre Jonas se sinta fortalecido e revigorado, com o auxílio dos leigos, para exercer sua função de pastor e cuidador, cumprindo a missão própria do padre. Aos leigos de Ipiranga, continuem sempre no mesmo entusiasmo, mantendo proximidade do pároco, ouvindo, mas também dando sugestões, pois é importante que eles possam repercutir também na participação, pois eles tem muitas ideias e experiências e um potencial enorme. Que eles não meçam esforços para colocar suas experiências a serviço da igreja, e com muito amor a Jesus Cristo e seus representantes”.

Em entrevista, o prefeito Elvis Ramos disse que acolhe com alegria o novo pároco do município. “É um momento de alegria para nosso município estarmos hoje dando posse ao novo pároco de Ipiranga para os próximos 6 anos. Padre Jonas está chegando e estamos aqui de braços abertos para dar as boas vindas. Ao mesmo tempo agradecemos aos padres que já passaram por aqui, Albino, Feliciano e Sebastião. A igreja católica hoje está em festa nesse momento de acolhida. Ipiranga historicamente sempre foi uma cidade muito religiosa, tudo girou em torno da igreja, foi aqui onde começou o crescimento da cidade”.

Ele ainda se dispôs a contribuir com o trabalho da igreja e desejou bênçãos ao padre e o povo de Ipiranga. “E como prefeito me coloco a disposição do padre para trabalhar sempre em parceria, em projetos sociais que a igreja desenvolve juntamente com as pastorais, e através também do município, dentre as suas secretarias. Então, da nossa parte só alegria e pedir a Deus que abençoe o padre Jonas, juntamente com todo nosso povo de Ipiranga do Piauí, para que ele desenvolva um excelente trabalho na evangelização”.

Estiveram presentes na missa o prefeito Elvis Ramos, a vice-prefeita Iolanda Rego, prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal de Ipiranga, vereador Neilon Carvalho, Padres Francisco Pereira Borges (Patos), Fernando Amando (Itainópolis) João Pereira (Vigário da Catedral de Picos), Claúdio Santana (Dom Expedito Lopes), Antônio Mendes (Monsenhor Hipólito), Paulo Henrique (São João da Canabrava), José Mairton (Vigário em São José do Piauí), Marcos Roberto (Padre Marcos),

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS