Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí realiza 8ª Conferência de Saúde e discute sobre o SUS em período de pandemia

Publicado

em

Discutindo o tema “O SUS no cenário pandêmico: fortalecer e garantir políticas públicas de saúde em meio à crise”, o município de Caridade do Piauí, realizou nesta terça-feira (14), a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento, promovido pela Prefeitura de Caridade, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, aconteceu no período da tarde, na Creche Municipal Constâncio Bento.

Na abertura, a coordenadora adjunta da comissão, Ceilla Karina de Carvalho Gomes, apresentou os objetivos da conferência e fez a composição da mesa de honra, que foi formada pela secretária de Saúde, Claudia Carvalho, o coordenador geral da comissão, Josiel José de Carvalho, os secretários, Leandro Luiz de Paiva (Administração), que representou o prefeito Toninho, Vilmar da Silva (Agricultura), e Edimar (Mazinho de Zé Adão – Transportes), o Enfermeiro e Conferencista, Átila Araújo, Marciel, membro do CMS, José Celestino, Agente de Saúde e Valdeir da Silva, representante de usuário.

A secretária Claúdia Carvalho, destacou a conferência como de suma importância para o município. “A conferência é um momento democrático muito importante para a saúde do nosso município, pois é aqui onde temos o espaço de avaliar e discutir sobre as políticas públicas de saúde e as linhas de trabalho, bem como debater e avaliar a situação de saúde, definindo propostas para melhorar a qualidade dos serviços e formular as diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que terá vigência de 2022 a 2025”.

Ela também falou que a secretaria e prefeitura tem prestado assistência à população de forma igualitária. “A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura, através do prefeito Tony, vem prestando uma assistência de saúde a toda a população de forma igualitária, sendo imprescindível a garantia desse direito. Para isso, contamos com equipes de saúde capacitadas para ofertar todo o serviço essencial e referenciar os casos que há necessidade de uma assistência mais especializada, de média ou alta complexidade”.

A gestora da saúde ainda destacou a importância do Sistema Único de Saúde em meio ao cenário de pandemia, e agradeceu a toda a equipe da saúde pelo trabalho realizado no enfrentamento à pandemia e todos os demais serviços prestados e ações realizadas.


O secretário de Agricultura fez uso da palavra ressaltando a importância dos profissionais da saúde para o município. O secretário de administração também se pronunciou e parabenizou a todos pelo esforço dedicado no período de pandemia.

O evento teve continuidade com a leitura e aprovação do regimento, e em seguida o Conferencista, Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Gestão e avaliação em saúde, Átila Araújo, ministrou a palestra magna, abordando sobre os desafios do SUS em tempo de pandemia: infodemia, (Fakenews) crise política gravíssima, subfinanciamento e sobrecarga do sistema.

Após a palestra, em grupos, os participantes discutiram os eixos temáticos desafios na pandemia e pós pandemia; o papel do controle social no enfrentamento da pandemia e saúde como direito, através dos quais elaboraram propostas visando contribuir para ampliar as políticas públicas em saúde.

Entre as ações sugeridas, estão: formação para conselheiros; mobilização da comunidade para participar dos conselhos; transparência nos recursos utilizados e inserção no plano do diagnóstico socioterritorial para fortalecer o princípio da equidade; disponibilidade de uma sala para funcionamento do conselho; atendimento odontológico nas áreas de difícil acesso; tratamento igualitário; distribuição de medicamento de alto custo; medicação para pessoas com comorbidades cuja verba foi diminuída e fornecimento de preservativos.

Em entrevista, o palestrante destacou que o SUS demostrou sua força no cenário de pandemia. “Pude colocar aqui que o SUS se reinventou em meio à pandemia e pôde mostrar toda a sua força e resiliência, e garantiu toda a assistência ao povo brasileiro e aqui em Caridade do Piauí”, disse ele, que também frisou sobre a efetiva participação da população na conferência. “A participação do povo de Caridade tem sido bastante ampla, o povo daqui tem a capacidade de se envolver, são muito dinâmicos, então há a participação tanto dos segmentos sociais, quanto dos profissionais de saúde”.

Publicidade

A conferência foi encerrada com a certificação dos participantes.

Facebook

MAIS ACESSADAS