Connect with us

Patos do Piauí

Patos do Piauí passa a disponibilizar RG Digital; veja como emitir!

Publicado

em

O município de Patos do Piauí, já está disponibilizando à população, o Registro Geral Nacional de Identidade, o RG Digital ou Novo RG. O Sistema de Identificação Único Digital busca instituir um banco único de identificação civil dos cidadãos, através da informatização da emissão do RG.

Todos os patoenses podem procurar o Espaço Cidadão do município para a emissão do documento, conforme necessidade de atualização. O atendimento é de terça à sábado, no horário de 08 às 12h.

A emissão do documento é ofertada gratuitamente, já para segunda via, há uma taxa de R$20,40. O município destaca que todos os atuais RGs continuarão válidos e os cidadãos farão a mudança de acordo com sua necessidade de atualização. Mais detalhes podem ser repassados diretamente no setor de emissão de documentos do município.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, os principais ganhos como o novo RG, estão na segurança do processo de emissão, sendo todas elas realizadas em sites de segurança, devidamente estruturados e com profissionais vigilantes, o que permite um maior número de emissões.

No dia 23 de fevereiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Decreto Nº 10.977, que estabelece o Serviço Nacional de Registro de Identificação Civil.

Pela legislação atual, agora existe prazo de validade determinado de acordo com a idade no ato da emissão do RG: de 0 a 11 anos e 11 meses de idade, 5 anos de validade; de 12 anos a 59 anos e 11 meses, 10 anos de validade; de 60 anos para cima, prazo de validade indeterminado.

Publicidade

Da Assessoria

Facebook

MAIS ACESSADAS