Connect with us

Bocaina

Saúde de Bocaina distribui máscaras, álcool gel e destaca ações de combate à COVID-19

Publicado

em

Mais uma ação da gestão “Uma nova história” do prefeito de Bocaina, Erivelto Sá, em prol da preservação da saúde da população bocainense.

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Bocaina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o secretário Edilberto Dantas, distribuiu máscaras revestidas com duas camadas de tecido e álcool gel. A ação visa o enfrentamento e combate ao novo coronavírus (COVID-19).

A entrega aconteceu no pátio do Mercado Público. Na ocasião a secretaria instalou barraca onde a equipe distribuiu, além das máscaras e álcool, panfletos educativos contendo informações sobre sintomas, formas de transmissão e métodos de prevenção contra a doença.

De acordo com o secretário Edilberto, são aproximadamente 2.000 (duas mil) máscaras a serem distribuídas na sede do município. O gestor da pasta afirma que haverá distribuição nos postos de saúde para contemplar também a população da zona rural.

“O público-alvo da ação desta segunda-feira foram pessoas com idade entre 12 a 59 anos. Além da distribuição pela manhã, os EPI’s estavam disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou.

Publicidade

Os EPI´s especiais (Equipamento de Proteção Individual) como avental, protetor facial e máscara N-95 já foram também entregues aos profissionais da saúde.

Aos idosos caracterizados como público do quadro de risco, com idade igual ou maior de 60 (sessenta) anos aproximadamente 1.000 (mil) máscaras e álcool em gel já foram distribuídos.

Contemplado com a distribuição dos EPI´s, Alaércio Martírios, avaliou a ação da prefeitura de forma positiva e parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde.

“É uma benção que eles estão fazendo. É uma maneira da gente combater e dá fim a doença, evitar transmissão e que esse mal se alastre no meio de nós bocainenses.  A Saúde de Bocaina está de nota 10 por essa ação que ela está fazendo”, avaliou Alaércio.

Estiveram presentes na barraca durante distribuição: o diretor da Secretaria de Saúde, Geovane Júnior; os ACE’s Kelveriz Barros, José Antônio e Francisco Júnior; a ACS, Neidegoni Rodrigues e a atendente da farmácia da secretaria, Maria  Guadalupe (Lulupa).

Publicidade

 

Mais ações de combate à Covid-19

Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a administração municipal de Bocaina tem adotado medidas de prevenção e enfrentamento.

Suspensão de aulas e eventos

A primeira medida preventiva foi a suspensão das aulas da rede pública de ensino, mediante decerto em conformidade com Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Seguindo o Decreto nº 009/2020 foi determinado que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Poder Executivo realizem de forma urgente, campanhas publicitárias de orientação e precaução ao contágio da doença por meio de seus órgãos e entidades, atuando de forma interligada com os demais órgãos competentes no combate ao referido vírus.

Publicidade

Para quelas voltadas às pessoas idosas com mais de 60 anos, aos estudantes de escolas públicas e privadas, aos usuários e responsáveis pelos transportes particulares intermunicipais, aos servidores públicos municipais, notadamente das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, bem como aos profissionais que atuam em bares e restaurantes e seus respectivos proprietários.

O decreto determina a suspensão de eventos de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a 70 (setenta) pessoas em local aberto e superior a 50 (cinquenta) pessoas em local fechado.

A suspensão será para atividades realizadas no CRAS e demais órgãos da Secretaria Municipal da Assistência Social, que tenham contato direto com idosos a partir de 60 anos, por tempo indeterminado. Além destes, fica determinada suspensão, até ulterior deliberação, de todas as inaugurações de obras públicas previstas para serem realizadas pelo Poder Público Municipal.

Comitê de Vigilância Sanitária

A Prefeitura instituiu o Comitê de Vigilância Sanitária para acompanhar todas as medidas de prevenção e combate ao contágio do Novo Coronavírus (COVID-19) adotadas pelos órgãos e entidades do município de Bocaina; adotar todas as medidas necessárias com o fito de cumprir o disposto conforme decreto, podendo, inclusive, utilizar do poder de Policia.

Publicidade

Vacina contra Influenza H1N1

A gestão municipal de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, deu início às ações da campanha nacional de vacinação contra a gripe para fortalecer o sistema imunológico da população bocainense, imunizando diferentes públicos.

Pulverização de ruas e locais públicos

A Prefeitura de Bocaina por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária pulverizou ruas e locais públicos que concentram e aglomeram pessoas, em busca de minimizar os riscos de infecções do novo coronavírus. Um produto à base de hipoclorito de sódio e água foi utilizado para neutralizar a ação de vírus.

Barreira Sanitária

Publicidade

Foi instalada também barreiras sanitárias  na entrada da barragem de Bocaina, visando conscientizar a população a ficar em casa como forma de prevenção contra a Covid-19. Na primeira ocasião foram registradas 550 abordagens.

Foto: Elton Araújo / Agora ED


Matérias RelacionadasPrefeitura de Bocaina suspende aulas por prevenção ao Coronavírus

Prefeitura de Bocaina emite decreto com medidas preventivas ao coronavírus. Veja!

Prefeitura de Bocaina institui comitê de vigilância e adota novas medidas de prevenção ao COVID-19

Saúde de Bocaina inicia vacinação contra gripe e imuniza mais de 200 pessoas

Publicidade

Prefeitura de Bocaina inicia pulverização de ruas para evitar contaminação do COVID-19

Prefeitura de Bocaina distribui máscaras e álcool gel para idosos


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS