Connect with us

DESTAQUES

PIO IX | Prefeita Regina faz retrospectiva, fala sobre política e destaca avanços em obras, educação e meio ambiente

Publicado

em

A prefeita Regina Coeli em entrevista na rádio Umbuzeiro FM de Pio IX, conduzida pelo apresentador Valdo Silva, falou sobre conquistas, dificuldades enfrentadas, investimentos na Assistência Social, Agricultura e Desenvolvimento Rural, melhorias e avanços na Educação, Meio Ambiente e Saúde. Na pauta foi também tratado a respeito da política e os nomes para a disputa das eleições municipais.

As eleições municipais que definirão prefeitos e vereadores acontecem neste ano de 2020 no mês de outubro. Sobre nomes que vão concorrer ao Executivo de Pio IX será o vereador Fanuel Adauto, que é pré-candidato à prefeito. Ainda de acordo com Regina, o pré-candidato a vice-prefeito ainda falta definir.

“Definimos o pré-candidato à prefeito. Fanuel Adauto é um jovem advogado com 25 anos, bem sucedido, que tem uma visão de mundo muito boa. Certamente saberá conduzir muito bem os destinos de Pio IX. Não definimos ainda o nome para vice, pois temos muitos nomes que são bons que será escolhido através de consensos e pesquisas. Nosso grupo politico é diferente porque as pessoas que compõem como pré-candidatos a vereador têm qualidade”, enfatizou.

“Temos um grupo que mostra trabalho, com visão, composto por pessoas de Pio IX, que se importam com o município e que conhecem as demandas e têm capacidade de buscar soluções para resolvê-las. Nosso grupo não tem oportunistas e nem pessoas que queiram terceirizar a Prefeitura. Nosso grupo tem o olhar dos filhos de quem se importam com sua terra, ou seja, pré-candidatos com serviços prestados”, enfatizou.

Na retrospectiva “Trabalhando para você”, Regina Coeli falou sobre as diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2019 pela gestão enfatizando a transformação que Pio IX teve com os inúmeros benefícios que contemplaram a sociedade pio-nonense, além das expectativas para este ano de 2020.

Publicidade

Meio Ambiente

Dentre as conquistas citadas da gestão pio-nonese, Regina citou o ICMS Ecológico decorrente dos trabalhos exercidos. Foi enfatizado a respeito da Educação Ambiental na preservação do Meio Ambiente e a apresentação de crianças nas escolas sobre o tema. “As crianças trabalharam de forma maravilhosa a questão ambiental. Os alunos deram show na culminância e nas feiras que aconteceram na cidade e  no interior”, disse.

Escolas de Pio IX concluem edição 2019 do projeto de Educação Ambiental

A prefeita lamentou também a ocorrência de incêndios que destruíram boa parte da vegetação regional. “Tivemos, pelo menos, três grandes incêndios aqui e para combate-los contamos com o apoio da Prefeitura, secretários, parceiras com o Corpo de Bombeiros. Bom mesmo é que não aconteçam porque nosso meio ambiente é o que nós temos. Se as pessoas têm a cultura de fazer brocas deve ter a responsabilidade para que essa broca não vire incêndio”, alertou.

Sobre precauções e cuidados, Coeli afirmou que a gestão adquiriu equipamentos e kits de combate aos incêndios. Recentemente, Mateus Alencar assumiu a Secretaria de Meio Ambiente onde terá continuidade com os trabalhos em prol de melhorias e a busca pelo ICMS Ecológico. “Estamos trabalhando uma trilha ecológica na nossa zona rural para que nossos alunos e nossa população entenda a importância de preservar o meio ambiente. Trabalhamos no sentido de conscientização, não a caça predatória e aos incêndios e saber que o nosso meio ambiente é parte fundamental da nossa vida. Tivemos os seminários sobre queimadas e incêndios”, disse.

Prefeita Regina em discurso fala sobre o ICMS Ecológico durante Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios em Pio IX

Pio IX conquistou o Selo B, no ICMS Ecológico e está trabalhando para conseguir o Selo B+ e A, para que o município seja contemplado com mais recursos. “Estamos trabalhando para melhorar o ICMS Ecológico porque nosso trabalho é para o bem-estar do município”, acrescentou.

Publicidade

ICMS Ecológico

Os municípios têm direito a 25% dos repasses de ICMS, mas destes, 5% só são repartidos entre aqueles que recebem o selo ambiental da SEMAR. A certificação é dividida em três categorias: Selo A, B e C. Os municípios contemplados com o “Selo A” recebem 2%; o selo B 1,65% e o C o total de 1,35%. Esse índice é divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) no início do exercício financeiro no ano seguinte.

No edital de 2019, 69 prefeituras responderam o questionário de avaliação e enviaram seu pedido e documentos para concorreram à certificação. Destas, 10 obtiveram a certificação máxima que é o Selo Ambiental A; 14 o Selo B e outras 14 o Selo C.

As cidades com a certificação recebem uma fatia dos 5% de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) Ecológico, baseado na Lei n° 5.813, de 03 de dezembro de 2008.

Assistência Social de Pio IX

Publicidade

Na retrospectiva “Trabalhando para você” na gestão da prefeita Regina Coeli, durante o programa apresentado por Valdo Silva, na rádio Umbuzeiro FM, vários assuntos foram destacados. A Assistência Social, gerida pela secretária Auristemária Afonso foi uma das pastas avaliadas pela prefeita.

Para Regina Coeli, chefe do Executivo pio-nonense, a Assistência Social, não foi bem vista por parte do Governo Federal. Regina frisou que o município faz sim o dever e entre as ações de destaque ela ressaltou a implantação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS, coordenado por Ana Priscila. O órgão integra a SEMAS e estende o Centro de Referência da Assistência Social que tem a frente na coordenação, Dominice Cristina. O órgão requer profissionais especializados que envolve as ciências do Direito, Psicologia dentre outros.

“Trabalharam desde agosto e só no mês de dezembro vieram os repasses. A Prefeitura veio durante todo este tempo custeando o CREAS. A vida dos municípios não tem sido fácil. A gente implanta esses programas porque sabemos das necessidades. É necessário que tenhamos uma equipe capacitada para lidar com questões como vulnerabilidade da mulher, infratores, idosos. Muitos nem sabem que esse trabalho está sendo feito e ficam sem enxergar, mas que a Prefeitura está mantendo com muita dificuldade e responsabilidade. A equipe da assistência é integrada onde existem muitos programas acontecendo que prestam serviço de qualidade. A equipe está no dia a dia levando cidadania e fazendo com que as pessoas entendam que têm o direito de ser cidadãs e terem assistência institucional”, explicou.

“A equipe da Assistência Social de Pio IX é qualificada e tem feito um trabalho diferenciado. Queríamos que mais programas viessem e fosse bem vista por parte do Governo Federal”, pontuou.

De acordo com Regina Coeli, já foi assinada a ordem de serviço para a execução da obra de construção do Centro de Convivência que fica próximo a Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

No mês de agosto durante o aniversário de 130 anos de emancipação política de Pio IX, foi inaugurado o Centro de Referência Especializado da Assistência Social. O CREAS foi denominado de Maria do Socorro Viana do Nascimento “tia Có ou Cocó”.

Inauguração do CREAS em agosto durante o aniversário de 130 anos de Pio IX e apresentação da equipe técnica.

Dificuldades na Assistência Social é possível identificar o bloqueio de seiscentas famílias no Bolsa Família. Quando indagada sobre tal situação, Regina disse que isso se deve a fatores como atualizações de informações, prazos entre outros critérios cuja determinação parte do governo federal.

“A exclusão não é do município. O município atualiza o cadastro e inclui. Quem exclui é o governo federal”, informou a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

Educação 

Para o ano de 2020 mais um reforço para a Educação Municipal. Trata-se da creche Proinfância Florzinha do Pereiro, obra que homenageia o folclorista Zezinho Bezerra. A creche atenderá crianças de 1 ano de idade e segue o exemplo da creche Tia Ana que trabalha com crianças com idade de 2 anos. A conclusão da creche Florizinha do Pereiro é um investimento com recursos próprios do município.

Publicidade

“Estive lá recentemente com engenheiros e técnicos olhando e algumas coisas ainda vão ser feitas antes do início das aulas porque queremos dar total segurança às nossas crianças. As demais creches continuam em atividade. Estamos acrescentando mais uma unidade de ensino”, ressaltou.

A merenda escolar foi pautada na entrevista com a prefeita Regina Coeli. Sobre o assunto, a gestora pio-nonense teceu elogios para as profissionais manipuladoras da alimentação escolar. “A merenda é muito bem distribuída e de qualidade. Temos um cardápio inovador e não falta nas escolas. Sempre chega em tempo hábil. A nutricionista Elizângela e a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar, Henriqueta Arrais, fazem um trabalho muito bom e não deixam faltar merenda”, elogiou.

“Não escutamos uma queixa e é sinal de que está funcionando a contento, que está satisfazendo, porque a merenda é de qualidade. Temos uma equipe muito responsável e que se empenha bastante. Isso para a gente é muito gratificante. A merenda escolar é um fator primordial. O cardápio é feito e está no gosto dos nossos alunos”, acrescentou ressaltando que a Prefeitura entra com contrapartida para custeio de aquisição e distribuição da merenda nas escolas.

A Secretaria de Educação é um órgão que tem na gestão a secretária Martha Rachel, integrada por uma equipe multiprofissional, com coordenadores, professores, diretores, técnicos e demais servidores.

O investimento na Educação é o principal meio de progresso para Regina Coeli. Em alto e bom som ela disse que sem investimento não há progresso. “Educação tem que ter investimento. É preciso investir em Educação, ou nós não saímos de cima do rastro”, exclamou.

Publicidade

Sobre investir em Educação foi explicado como o FUNDEB-Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, contribui. O custeio e financiamento para investir é um recurso muito baixo para a Secretaria de Educação. “O Fundeb hoje atende a folha de pagamento e não nos sobre recursos para investimento”, comentou.

O Fundeb hoje é repassado com base em valor/aluno. A Rede Municipal de Educação é composta aproximadamente por 3.300 alunos. De acordo com a prefeita de Pio IX, graças ao controle e organização da gestão é possível trabalhar também com professores efetivos. Ela explica o porquê. “A distância entre a sede e a região da BR-020, faz com que os professores que são concursados, não rendam, eles se cansam, tem que passar o dia lá e assim não é bom para o professor, nem para a escola, nem para o aluno, nem para o aprendizado. É uma exceção a BR-020”, explica.

O trabalho da Secretaria de Educação foi avaliado de forma positiva. Mesmo com todas as dificuldades, Regina elogiou a equipe. “É uma secretaria onde professores, secretária, coordenadores, diretores,  e toda equipe fazem um trabalho muito bom”, frisou.

Em 2019 a Educação de Pio IX, visando maior e melhor desempenho dos alunos implantou o projeto Borboleta que tem como objetivo alfabetizar alunos que possuem dificuldades na escrita e na leitura. A implantação do projeto no município é um investimento com recursos próprios. “Nós estamos comprando este projeto. Não é um projeto que o Ministério da Educação está doando. Ele foi desenvolvido na Casa Meio Norte em Teresina e tem dado certo em cidades como Oeiras, e, está dando certo em Pio IX”, declarou.

Membro idealizador do projeto, professora Ruthinéia Vieira, ao lado da secretária de Educação Martha Rachel e da prefeita Regina Coeli.

A formatura do ABC, é um dos exemplos citados por Regina Coeli, uma vez que é possível comprovar durante a leitura de alunos. “Alunos que não titubeiam. Fizeram leituras maravilhosas. Podemos perceber a desenvoltura destes alunos que hoje estão lendo e escrevendo na idade certa. Temos o projeto Milindros no ensino Infantil e o Borboleta no Fundamental. Os alunos hoje têm uma estima elevada porque estão se sentindo capazes. Estão conseguindo ler. Estão aprendendo. O pai está satisfeito porque seu filho tá crescendo. A escola está satisfeita, o professor está satisfeito, o diretor está satisfeito. Os pais estão mais próximos da escola. Vamos ver esses resultados em número quando sair a nota do IDEB”, disse.

Publicidade

“Esse projeto mudou a realidade das escolas. Ficamos felizes em saber que a escola tá fazendo com que nosso aluno aprenda”, concluiu.

Obras e Serviços Públicos

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos é um órgão da administração municipal gerida pelo secretário Gilson Alencar. As obras e melhorias em infraestrutura estão entre os destaques em investimentos de acesso em mobilidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. No primeiro é importante destacar que mais de 20 mil metros quadrados em pavimentação foram implantados no município que contemplou diversas ruas sendo elas extensas, além de outras que tiveram sua pavimentação recuperada.

Gestão da prefeita Regina Coeli inaugura calçamentos durante aniversário de 130 anos.

Muitas das ruas que receberam o calçamento eram grotas durante o período de inverno com enxurradas tornando-se intrafegáveis. “Começamos por ruas mais difíceis de trafegar e muitas delas as pessoas tinham que deixar a moto ou carro no início da rua porque não tinham como chegar até as residências”, destacou.

Secretário de Obras Gilson Alencar e prefeita Regina Coeli visitam ruas que recebem pavimentação.

Durante sua participação no programa da Umbuzeiro FM, Regina falou sobre a construção da praça Antônio Jairo Viana de Andrade que possui uma quadra esportiva para a prática de vôlei e futsal. A praça fica localizada no bairro Barragem e disponibilizará, segundo elencou a prefeita, de parque infantil, pista de caminhada e palco cultural.

Publicidade

Prefeita Regina Coeli assina ordens de serviços para construção da praça Antônio Jairo Viana de Andrade, do Centro de Convivência José Teixeira e Silva, construção da academia de saúde e implementação sanitária.

Secretário de Obras Gilson Alencar e prefeita Regina Coeli visitam local de construção da praça.

A zona rural teve suas estradas recuperadas. São mais de 900 km de estradas que compõem o território de Pio IX. Para isso utilizou-se de dois tratores motoniveladores, conhecidos como patrol, que trabalhavam de forma ininterrupta na recuperação das vias de acesso entre o município e comunidades entre si. “Foram muitas estradas recuperadas na zona rural”, apontou.

Agricultura e Desenvolvimento Rural    

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pio IX, foi também destaque na retrospectiva “Trabalhando para você” das ações desenvolvidas durante ano de 2019. Sobre a pasta que é gerida pelo secretário Clairton Alencar, a prefeita Regina Coeli elencou a adesão do programa Garantia Safra.”Durante os anos fez a adesão ampliando o número de vagas sempre com a visão de que o homem do campo devido a irregularidade, ausência de chuvas e perda na lavoura tem que ter incentivo. O Garantia Safra sempre foi uma prioridade nossa. Percebemos com isso maior movimentação na cidade. Fizemos nossa adesão e pagamos nossa contrapartida”, ressaltou.

Pio IX desembolsa em contrapartida do Garantia Safra em torno de R$ 100.000,00 (cem mil reais), divididos em seis parcelas.

Matéria Relacionada – Secretaria autoriza pagamento para agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em Pio IX

Publicidade

Tratando-se de melhorias para a zona rural pio-nonense, a prefeita Regina elencou dois projetos. Estão sendo construídos banheiros nas residências de famílias que não possuíam. No total são 43 banheiros.

“A fiscalização já veio e aprovou. Já estamos pagando e terá início outras unidades. As 43 unidades têm construção garantida. Serão liberadas construções de mais unidades que certamente terão mais rapidez desse primeiro projeto”. Estamos cadastrando mais 40 unidades para um novo projeto”, elencou.

Para melhor atender o homem do campo, a Prefeitura de Pio IX está viabilizando no município um espaço para atendimento do Banco do Nordeste de Campos Sales, cidade localizada há 61 km. O intuito de acordo como explicou Regina é melhorar a assistência aos pio-nonenses que tratam sobre empréstimos e projetos rurais evitando que estes se desloquem para municípios distantes.

Outro importante benefício que contemplou não só a zona rural mas também os pio-nonenses em geral, foi a tão esperada reforma da parede do açude Cajazeiras. O açude passou por momentos que ofereciam riscos de rompimento devido as erosões em sua estrutura.

“Era um desejo  dos pio-nonenses porque a cada chuva o Cajazeiras corria risco de desabar. As pessoas ficavam inseguras porque se isso acontecesse seria um prejuízo e uma enorme calamidade. Buscamos por muito tempo essa reforma solicitando em Brasília, indo ao DENOCS. Fomos atendidos pelo senador Ciro Nogueira. A parede esta reformada, sem perigo. Estava muito danificada com buracos e formigueiros grandes. Hoje temos um açude reformado e limpo esperando que um dia tenhamos o Cajazeiras cheio. Ele é mais do que um açude porque tem toda uma importância cultural e histórica por conta da pisicultura, vazantes e o turismo”, citou declarando  que foi uma das principais conquistas do ano de 2019.

Publicidade

Senador Ciro Nogueira ao lado da prefeita Regina, do coordenador do DNOCS, Djalma Policarpo e várias lideranças durante entrega da obra de recuperação do Açude Cajazeiras.

Saúde

Para a Saúde, foi destacado a construção de uma Academia que ficará situada próximo a uma outra academia já existente. A construção de acordo com a prefeita deve iniciar nos próximos dias.

A reportagem do Cidades Na Net apurou outros importantes benefícios que contemplaram a Saúde de Pio IX. No início do ano de 2019, no mês de fevereiro, foi concedido reajuste salarial à agentes de saúde e endemias. A ação contemplou também professores. Para a saúde em 2019 foi reajustado em R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais).

Os  Projetos de Lei foram encaminhados pelo Poder Executivo Municipal para a Câmara de Vereadores, para votação do reajuste salarial das referidas categorias que seguem as portarias 164/2019 e 201/2019 anunciadas pelo Ministério da Saúde que compete repasses financeiros com base no Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS).

A Saúde adquiriu através de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, dois novos veículos no início do ano de 2019. As vans modelo Mercedes-Benz 415 CD foram adquiridas para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento em cidades como Picos, Teresina entre outras.

Publicidade

Ainda no mês de agosto do ano passado, 2019, o município foi contemplado também com a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, instalada ao lado do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota. A proposta foi encaminhada em 15 de junho de 2016 pelo secretário municipal de Saúde, Luís Pereira de Alencar, com apoio da prefeita Regina Coeli, através do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas Públicas em Saúde (SAIPS) ao Ministério da Saúde, solicitando a implantação de unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Entre eventos promovidos pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, pasta que é gerida pelo secretário Luís Pereira, ocorreu a primeira Plenária Municipal de Saúde de Pio IX que contou com a presença de autoridades locais, vereadores, diversos profissionais da saúde, servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), agentes de endemias e comunitários da saúde, usuários e população em geral, que abordou sobre “Democracia e Saúde”. O momento deu oportunidade para propor a participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas para os serviços de saúde do município a serem encaminhadas para os setores estaduais e federais;

Demais eventos, destaca-se também a Semana de Saúde Bucal, o Setembro Amarelo que previne contra suicídio e capacitações.

No elenco de importantes ações pode se destacar os diversos atendimentos prestados na comunidade Cova Donga, na zona rural, através da parceria firmada entre Sindicato Rural na presidência de Luís Pereira de Alencar por meio do vereador Diogo Maia, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI), com apoio da Prefeitura pio-nonense, na gestão da prefeita Regina Coeli.

Para a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde buscando melhorar o atendimento, adquiriu novos equipamentos odontológicos por meio de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira. O serviço odontológico da Prefeitura de Pio IX funciona nas UBS’s Sede e Cruzeiro, que ficam localizadas na zona urbana, e nas comunidades da zona rural: Pau Ferro, São Bento, Serra do Boi, Baliza e Divisa (BR 020).

Publicidade

Matérias Relacionadas – Pio IX recebe novos equipamentos odontológicos e melhorias nos serviços da saúde bucal.

Senador Ciro e prefeita Regina entregam obra de recuperação do açude Cajazeiras em Pio IX; fotos

PIO IX │ Gestão da prefeita Regina realiza Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios; veja fotos

PIO IX 130 ANOS│Prefeita Regina assina ordens de serviços para construção de obras e presta homenagens; fotos

PIO IX 130 ANOS | Prefeita inaugura CREAS, 12 mil metros de calçamentos e visita obras de Creche Municipal; fotos

Publicidade

Educação de Pio IX trabalha projeto Borboleta no Encontro Pedagógico 2019.2 com palestras e oficinas; fotos

PIO IX 130 ANOS│Gestão da prefeita Regina Coeli investe em obras de recuperação de estradas na zona rural; fotos

Famílias de Pio IX são beneficiadas com melhorias sanitárias e recuperação de estradas

Prefeita Regina Coeli inaugura unidade do SAMU no aniversário de 130 anos de Pio IX; veja fotos

Secretaria autoriza pagamento para agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em Pio IX

Publicidade

PIO IX │Parceria entre SR, SENAR/FAEPI e Prefeitura, beneficia comunidade Cova Donga com diversos atendimentos de saúde; fotos

Profissionais de Saúde de Pio IX participam de capacitação

Pio IX recebe novos equipamentos odontológicos e melhorias nos serviços da saúde bucal.

Pio IX realiza primeira Semana da Saúde Bucal

Saúde de Pio IX ganha dois novos veículos para o transporte de pacientes

Publicidade

Pio IX realiza primeira Plenária Municipal de Saúde

PIO IX│Prefeita Regina Coeli concede reajuste salarial à agentes de saúde, endemias e professores


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficialp

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS