Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Corinto Matos apresenta balanço de ações dos 119 dias de gestão em Marcolândia

Publicado

em

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, apresentou o balanço de ações da gestão “Amor e Respeito pelo Povo” durante os 119 dias de exercício.

Desde que assumiu o município no dia 1º de janeiro do corrente ano, o prefeito juntamente com sua equipe, tem trabalhado em prol de organização e melhorias dos órgãos que compõem a administração para oferecer serviço de qualidade à população.

As benfeitorias executadas contemplam os diversos setores da administração municipal como a Educação, Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Saúde, Administração, Esporte e Lazer entre outras, além de favorecer diretamente os marcolandenses.

Educação

Entre as primeiras ações da Secretaria de Educação, que tem à frente a secretária Auxília Matos, pode-se destacar a Jornada Pedagógica. O evento trabalhou a formação de professores, colaboradores do setor de serviços gerais, merendeiras e motoristas para atuar durante o ano letivo.

Matéria Relacionada: Palestra sobre inteligência emocional e saúde mental marca 2º dia da Jornada Pedagógica de Marcolândia; fotos

Publicidade

Outra ação da gestão foi o pagamento do retroativo referente a indenização do Terço Constitucional aos professores.

A Educação realizou também o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).

Veja >> Inscrições para o Processo Seletivo da Secretaria de Educação de Marcolândia encerram nesta quinta (22)

Em alusão ao aniversário de 29 anos de emancipação política foi realizado o concurso de poesia com alunos do 6º a 9º ano.

Ainda como incentivo educacional a secretaria elaborou projetos escolares envolvendo temas e datas comemorativas.

Publicidade

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde é gerida pela secretária Domitília Alencar. Como melhorias dos serviços oferecidos aos marcolandenses, o prefeito Dr. Corinto aumentou o número de médicos, sempre priorizando um atendimento de qualidade à população.

Como medida contra a disseminação do novo coronavírus, a gestão reestruturou a ala Covid e reforçou os cuidados com a saúde municipal com o retorno dos serviços do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Outra melhoria na pasta é com relação ao transporte. A Prefeitura por meio da secretaria, dispõe de uma Van utilizada para viagens à Capital Teresina.

A estrutura física da Secretaria de Saúde agora conta também com prédio próprio.

A vacinação contra a Covid-19 foi destaque entre as ações da gestão do prefeito Dr. Corinto durante os 119 dias à frente da Prefeitura.

Publicidade

Para o público infantil portador de necessidades especiais a Prefeitura disponibiliza um veículo Modelo Van para o transporte até a clínica Santa Ana.

Veja aqui >> Marcolândia avança na vacinação e imuniza idosos contra Covid-19

Gestão do prefeito Corinto promove ação educativa em prevenção à Covid-19 na feira livre de Marcolândia; fotos

Prefeito Dr. Corinto investe em capacitação para agentes de combate a endemias em Marcolândia

Prefeitura de Marcolândia emite decreto e intensifica medidas de enfrentamento à Covid-19

Publicidade

Prefeitura de Marcolândia reforça combate à endemias com a limpeza de terrenos públicos e privados

Em combate à Covid-19, Prefeitura dedetiza ruas e avenidas em Marcolândia

Vacinação contra Covid-19 contempla 117 idosos com idades de 65 a 69 anos em Marcolândia; fotos

Administração e Finanças

O prédio da Prefeitura passou por reforma, assim como também o prédio do Espaço Cidadão e, para facilitar o acesso aos serviços, a gestão do prefeito Dr. Corinto implantou o contracheque on-line permitindo que os servidores possam consultar e imprimir os seus Contracheques e Informe de Rendimentos.

Confira >> Prefeitura de Marcolândia passa a disponibilizar contracheque on-line

Publicidade

Na gestão Amor e respeito pelo Povo, outra melhoria executada foi no Matadouro Público.

Assistência Social

À frente da secretaria está o secretário José Valdemiro, o Birica. Entre as ações citadas pelo prefeito está a montagem de kits do Programa Criança Feliz.

Para o acolhimento de pessoas que necessitam de tratamento em Teresina, a Casa de Apoio, passou por reforma e melhorias em suas instalações.

A Secretaria de Assistência Social realizou o 1º encontro com o grupo de idosos em 2021.

Acesse>> Igreja Católica e Assistência Social celebram o 1º encontro com idosos de Marcolândia em 2021; fotos

Publicidade

Ainda como ações de inclusão social, profissionais da secretaria trabalharam no mapeamento de famílias em situação de extrema pobreza.

No período da Semana Santa foi distribuído aproximadamente 1.000 kits dejejum na sede e zona rural de Marcolândia.

Veja >> Gestão do prefeito Dr. Corinto distribui cerca de 1.000 kits jejum para famílias em Marcolândia; fotos

Secretaria de Cidades (Obras)

Desde os primeiros dias da gestão “Amor e Respeito pelo Povo” a Prefeitura através da Secretaria de Cidades que tem à frente o secretário Hailton Pereira (conhecido como Fernando) está na execução da pavimentação em paralelepípedo.

Matéria Relacionada: MARCOLÂNDIA | Secretaria de Obras inicia pavimentação em paralelepípedos no bairro Novo Milênio

Publicidade

Foi também loteado o terreno do cemitério municipal de Marcolândia.

Na zona rural os moradores podem fazer o percurso de forma mais tranquila com recuperação da Ladeira do Socorro. O serviço vai proporcionar melhorias na mobilidade e acesso a zona rural.

Acesse >> Gestão do prefeito Dr. Corinto recupera Ladeira do Socorro e melhora tráfego na zona rural de Marcolândia

No mesmo sentido a gestão executou o serviço de empiçarramento na Serra do Gesso.

Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem à frente o secretário Carlos Daniel, realizou palestras sobre Educação Ambiental.

Publicidade

Matérias Relacionadas: Professores de Marcolândia participam de formação sobre Educação Ambiental; veja fotos

Equipe da Assistência Social de Marcolândia participa de palestra sobre Educação Ambiental

Ainda voltado para melhorar o meio ambiente, foi trabalhado o depósito de lixo para evitar o máximo possível de contato com animais e que estes façam a ingestão de lixo, o que pode causar a morte do animal e contaminação ao homem.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente adquiriu nova mobília para o órgão.

“Nosso trabalho é sempre para melhorar de forma geral. Aos poucos estamos organizando. E a nossa intenção aqui é trabalhar. Com fé em Deus, melhorar o ICMS Ecológico, para que possamos trazer mais recursos e melhorias nessa área. Uma das melhorias já realizada nesses quatro meses praticamente de gestão, foi a melhoria do lixão. Quem pode ir no local vê a diferença, vê a diferença. Os sacos não voam mais lá pra o sertão. É uma área totalmente cercada para que os animais não venham a consumir esse lixo e se contaminarem através de doenças”, apontou o prefeito.

Publicidade

Cultura

A Secretaria de Cultura conta também com novo espaço. A gestão de Dr. Corinto providenciou um prédio próprio. A pasta é gerida pelo secretário Rafael Alencar, o Rafa Som.

Nas comemorações de aniversário, foi realizado o Miss Marcolândia 2021. A jovem Layane Oliveira foi eleita e recebeu a faixa de Cida Ramos que venceu no último concurso de beleza promovido no ano de 2000, há 21 anos.

Para fomentar a produção cultural, foi adquirido equipamentos para estúdio e gravação. A aquisição vai facilitar a produção musical de artistas.

No aniversário de 29 anos de emancipação política foi realizada a Live Cultural com artistas da terra beneficiados com o auxílio emergencial através da Lei Aldir Blanc. Na live se apresentaram cerca de 40 artistas individuais e em grupos.

Veja mais detalhes do Miss Marcolândia, concurso de poesia, copa gamer e live cultural em >> MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Premiação e Live Cultural encerram a programação de aniversário; fotos

Publicidade

Esporte e Lazer

Foi adquirido com o objetivo de incentivar a esporte, o novo uniforme para o time da seleção de futebol. A Secretaria de Esporte conta também com prédio próprio e auditório para reuniões.

Alusivo ao aniversário de 29 anos, foi realizado o 1º Desafio Marcolandense de Ciclismo Virtual.  Logo em seguida como reconhecimento pela importante atuação na década de 90, foram homenageados os ex-jogadores que formara a Seleção de Barcelona de Marcolândia. A equipe conquistou em 1995 o campeonato da Microrregião de Picos. O time comandado por Jânio Castro permaneceu por 32 jogos invicto (sem perder).

Confira em >> 1º Desafio Marcolandense de Ciclismo Virtual é realizado em Marcolândia no aniversário de 29 anos; veja fotos

Ex-jogadores da Seleção de Barcelona são homenageados no 29º aniversário de Marcolândia; fotos

A Secretaria de Esportes realizou a Copa Gamer de Futebol Virtual com a participação de 16 competidores.

Publicidade

Agricultura

Neste ano foi adquirido para Secretaria Municipal de Agricultura o prédio com garagem para abrigar o maquinário. O prédio ganhou também mobília nova.

Como incentivo na produção agrícola, a Prefeitura conseguiu arar o total de 1.800 tarefas de terra contemplando 315 agricultores. A Secretaria de Agricultura é gerida pelo secretário José Orlando.

Acesse >> Prefeito Dr. Corinto Matos inicia programa de aração e tombamento de terras em Marcolândia

O balanço de ações da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos foi apresentado durante o ato cívico e corte de bolo, no último dia 29 de abril, data em que o município celebrou o 29º aniversário de emancipação política.


Confira a cobertura do portal Cidades Na Net no 29º aniversário de Marcolândia

Publicidade

DO ALTO | Veja imagens aéreas de Marcolândia no seu aniversário de 29 anos de emancipação política – Cidades na Net

MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Vítimas da Covid-19 recebem homenagens; fotos – Cidades na Net

MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Culto em Ação de Graças celebra aniversário de emancipação política; fotos – Cidades na Net

MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Ato cívico e corte do bolo marcam o aniversário de emancipação política; fotos – Cidades na Net

Missa em Ação de Graças celebra aniversário de 29 anos de Marcolândia; veja fotos – Cidades na Net

Publicidade

1º Desafio Marcolandense de Ciclismo Virtual é realizado em Marcolândia no aniversário de 29 anos; veja fotos – Cidades na Net

Ex-jogadores da Seleção de Barcelona são homenageados no 29º aniversário de Marcolândia; fotos – Cidades na Net

MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Premiação e Live Cultural encerram a programação de aniversário; fotos – Cidades na Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS